Blog

Garantias Fidejussórias: o que é e como contratar uma Carta de Fiança?

Tem dúvidas sobre o que é e como contratar Carta de Fiança? Confira o artigo!

A carta fiança é uma opção já conhecida por quem precisa alugar um imóvel, mas também pode ser um instrumento interessante de garantia contratual para empresas que estão participando de licitações. Nesse caso, a rapidez de todo o processo e facilidade na hora de adquirir a carta são elementos que tornam essa garantia uma boa opção. 

Porém, apesar do nome ser conhecido, algumas pessoas ainda não sabem muito bem como funciona uma carta fiança ou mesmo o que é necessário para solicitar uma. Se esse é o seu caso, não se preocupe! 

Neste artigo, descubra o que é carta fiança e tudo o que precisa saber sobre essa modalidade de garantia financeira. 

O que é carta fiança? 

Primeiro, é importante entender o que é a carta fiança. Também conhecida como fiança bancária, ela é uma garantia que visa assegurar o cumprimento dos acordos combinados em um contrato, evitando prejuízos financeiros para qualquer um dos lados. 

Por um lado, ela é muito utilizada como maneira de garantir o pagamento de aluguel em caso de inadimplência, garantindo segurança tanto para o proprietário do imóvel quanto para o inquilino. Porém, a carta fiança também pode ser utilizada em processos de licitação junto à órgãos públicos, garantindo que a empresa contratada tenha plenas condições financeiras de entregar tudo o que foi combinado. 

Em ambos os casos, o banco que emite a carta fiança se torna fiador do seu cliente, seja ele um inquilino ou uma empresa participando de certames. 

Como funciona a carta fiança? 

A carta fiança possui algumas características próprias, que, inclusive, a diferencia de outras modalidades de garantia. Primeiramente, ela é emitida por um banco em nome da empresa ou do inquilino, e a instituição financeira passa a ser fiador dos mesmos. 

Em contrapartida, o cliente paga uma tarifa e taxas de comissão ao banco, garantindo a ativação do contrato de carta fiança. Em geral, esse contrato tem a duração de 12 meses, e nem sempre esse prazo pode ser expandido. 

Uma das vantagens é que não há a incidência de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) sobre esse contrato, principalmente por causa do objetivo do mesmo. Afinal, o seu papel é meramente o de garantir segurança financeira para outro negócio, como uma licitação ou aluguel, e não gerar lucro.  

As únicas restrições da carta fiança dizem respeito à questões financeiras. Ou seja, primeiramente, é necessário que você tenha uma renda maior do que a do valor afiançado e não tenha crédito negativo.

Também é interessante que todo o valor da carta fiança é negociável junto à instituição financeira, o que garante mais autonomia para o cliente. Além disso, como verá no próximo tópico, contratar uma fiança bancária desse tipo é mais fácil do que parece, principalmente se você conta com o apoio de profissionais especializados. 

Como contratar uma carta fiança? 

A carta fiança pode ser a melhor opção, se você está buscando uma modalidade de garantia de rápida emissão e mais vantajosa financeiramente. No entanto, é necessário tomar alguns cuidados na hora de procurar por um banco que faça esse tipo de contrato. 

Para iniciar um processo do tipo, basta procurar por um banco que já faça esse tipo de fiança bancária. Nem todas as instituições financeiras fazem esse procedimento, então é necessário procurar por aquela que possa atender suas necessidades. 

Além disso, se você está precisando de carta fiança para certames ou licitações, é importante que conte com o apoio de uma empresa especializada na emissão de cartas fianças para essa necessidade, como o Analysis S.A.. Isso pode garantir que o contrato seja mais específico, atendendo melhor a sua urgência. A fiança pode sair no prazo de alguns dias, ou entre 1 e 2 semanas. 

Agora que você já sabe que a Analysis S.A. emite Carta de Fiança, entre em contato com o nosso setor financeiro para contratar um atendimento exclusivo e personalizado!